APOIO DE EMERGÊNCIA AOS REFUGIADOS - UCRÂNIA
WWW.FSJD.PT | AJUDE A SALVAR VIDAS

Ajude a Salvar Vidas.

A Fundação S. João de Deus em consórcio com a Cúria Geral da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e as suas instituições em Itália, Espanha, França e Irlanda, lança esta semana a Campanha de Apoio de Emergência à Ucrânia –Ajude a Salvar Vidas, com o objectivo de enviar fundos directamente para os religiosos de S. João de Deus em Missão na Polónia e Ucrânia, para que lá consigam adquirir o material médico, cirúrgico, alimentos, produtos pré-cozinhados e vestuário, necessários para ajudar as pessoas que fogem da guerra na Ucrânia.

Para que a ajuda seja eficiente e porque alguns materiais chegam por via de outras instituições e sociedade civil, o donativo em dinheiro é a melhor opção para que os Irmãos S. João de Deus consigam adquirir exactamente o que é necessário naquele momento. Não queremos perder os esforços de todos os que estão a ajudar, porque toda a ajuda é importante.

Na Polónia, actualmente, estão alojadas mais de 100 pessoas oriundas da Ucrânia, distribuídas pelos cinco centros de S. João de Deus: a maioria são crianças e jovens que chegaram sozinhos da Ucrânia e mulheres com os seus filhos e filhas. Para além do alojamento, os Irmãos de S. João de Deus têm ajudado com o que podem: com alimentação, vestuário e medicamentos. Também têm organizado actividades para as crianças. De acordo com os Irmãos de S. João de Deus, as pessoas que se encontram nos centros de S. João de Deus, querem manter-se nestes locais, esperando que a guerra acabe nas próximas semanas e possam voltar para as suas casas.

Já a Comunidade de Irmãos residente em Drohobych, uma cidade situada no oeste da Ucrânia, continua a apoiar pessoas como fazia antes do conflito, apoiando, também, os deslocados da guerra, distribuindo diariamente medicamentos e alimentos a todas as pessoas que chegam e que, dia após dia, têm vindo a aumentar.

São muitos os refugiados e pessoas que fogem da guerra e os Irmãos tomaram a firme decisão de abrirem as suas casas e de os acolherem, prestando a primeira assistência e os primeiros cuidados. Estão a receber famílias, principalmente, mulheres, com 2 a 3 filhos, crianças, avós e avôs. São pessoas que mantêm a esperança de, um dia, regressarem a casa.

Os Irmãos de S. João de Deus estão na Polónia, desde 1922, a cuidar de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas com experiência de doença mental e pessoas mais velhas em risco de exclusão. Agora, são os refugiados da Ucrânia que precisam de apoio.

Hoje, precisamos de si.

Ajude-nos a Salvar Vidas.

Ajude-nos a fazer o bem,
bem feito.